Buscar
  • Ana Cristina Folgosa

Vestir Janelas!

É tão bom termos luz natural no espaço interior de uma casa! É um dos grandes fatores de valorização de um imóvel, a luz que ela recebe, o tamanho das janelas para propiciar essa qualidade de luminosidade que mexe com o emocional de quem habita o espaço. E se o exterior proporcionar uma vista bonita, então é a cereja no topo do bolo!


Para habitar com o sol dentro de casa é mais simpático se conseguirmos de algum modo controlar a quantidade de luz, e quando anoitece, é bom também garantirmos a privacidade. É claro que existem muitas formas agregadas à própria arquitetura do espaço que podem garantir essa regulação de luz e privacidade, mas nada se compara em termos de conforto com uns cortinados ou estores decorativos.

É aí que entramos num mundo de enormes e maravilhosas possibilidades!


A escolha da forma de vestir uma janela depende de inúmeros fatores sendo que o resultado deve ser sempre a simbiose entre a função e o belo e provocar uma emoção de conforto e bem-estar.


A escolha do tecido para fazer uns cortinados ou uma tela para fazer um estore é o passo mais importante para o resultado final ser um sucesso. Não remeto nunca para segundo plano, numa decoração ou num projeto de design de interiores, a escolha destes materiais.


Um tecido para fazer um cortinado transparente ou translúcido vai coar a luz natural e transformar todo o ambiente do espaço. A cor, o grau de transparência, a fluidez, tudo é tido em conta para cada situação em particular. Quando um espaço exige soluções mais técnicas, como num quarto que necessita de um blackout ou numa sala de cinema que precisa de insonorização ou até num espaço público onde é exigência de lei a utilização de tecidos ignífugos, a escolha é sempre muito cuidada.


É por isso que procuro estar sempre atualizada com o que de melhor é lançado no mercado pelas marcas de referência e ter na loja as melhores escolhas para os nossos projetos e para venda direta aos nossos clientes.


É sempre uma emoção quando assisto às apresentações das novas coleções de tecidos. Alguns editores são exímios na criação de maravilhosas peças de design têxtil. A minha imaginação voa e começo logo a pensar em qual dos projetos que o atelier tem em mãos, poderemos aplicar este ou aquele tecido lindo.

No início da minha carreira, quando abri a loja em Belém, recebi um público muito Chique e criterioso. Aprendi muito com esses clientes, ensinaram-me detalhes preciosos sobre a forma mais clássica de fazer cortinados, como usá-los e os tipos de tecidos a serem aplicados em cada situação.


Aqueles cortinados eram verdadeiras obras de arte saídas das mãos de artesãos e costureiras orgulhosos de seu saber. Também aprendi muito com estes artesãos que me auxiliaram quando quis fazer acabamentos especiais em trabalhos únicos de alta-costura em cortinados. Hoje já não existem muitas pessoas que saibam fazer este tipo de trabalho, mas nós ainda trabalhamos em projetos especiais, com alguns dos melhores de Portugal.


Hoje as tendências na decoração remetem-nos para a beleza da simplicidade chique nunca descurando a praticidade. No final, o importante é a emoção que uma janela vestida provoca em quem habita o espaço onde ela está e o conforto que proporciona!


Segue-nos:

https://www.facebook.com/tracolivredesign/

https://www.instagram.com/tracolivredesign/


Foto: Casamance


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo