Buscar
  • Susete Lourenço

5 Passos para receber a Primavera na sua casa

A Primavera é uma estação de transição que assinala o fim do Inverno e o início do Verão, duas épocas do ano tão diferentes que influenciam o nosso dia a dia também de formas muito distintas, altura certa para fazer a Limpeza de Primavera e Reorganizar a casa.

Durante o Inverno estamos mais recolhidos e fechados, os dias são frios e mais pequenos e temos mais propensão para os momentos em casa, rodeados de mantas quentinhas, almofadas e uma boa chávena de chá, no Verão os dias são mais longos, mais quentes e a energia que sentimos leva-nos a fazer mais planos fora de casa e ao ar livre.

Na estação de transição, a Primavera, existe uma prática chamada “Limpeza de Primavera” ou se preferirem “Spring Cleaning”, que tem como objetivo desenvolver processos de limpeza e organização da casa para preparar a entrada no Verão.

Já tem tudo pronto para receber o calor?

Se a resposta não foi positiva, estamos cá para ajudar. Descubra o que pode fazer para começar a Limpeza e a Organização de Primavera!

5 Passos para fazer receber a Primavera na casa

Apesar do processo se chamar “Limpeza de Primavera”, a verdade é que não consiste apenas em limpar o espaço, mas sim aproveitar para fazer uma reorganização aos itens que não estão organizados da forma mais funcional.

Siga os próximos 5 passos e comece hoje mesmo:

1º Passo: Faça uma limpeza ao armário e troque as roupas pessoais

Comece por selecionar as roupas de Inverno que pretende guardar e liberte espaço no seu armário para as roupas de Verão. Lembre-se, deixe uma ou outra peça mais quentinha no armário, porque pode dar jeito nos dias mais frescos.



Dica: Já que está a mexer na roupa, aproveite para tratar das restantes roupas da casa: lave e acondicione os lençóis, cobertores e edredons e guarde-os.

Não se esqueça de arranjar e limpar também os sapatos e botas e volte a guardá-los na sapateira ou no espaço que decidiu acomodar os sapatos.

2º Passo: Altere os seus menus semanais

Invista no planeamento semanal de refeições e desenvolva um menu com alimentos mais adequados aos dias mais quentes da nova estação, refeições mais leves como saladas, por exemplo.

Aposte em alimentos mais saudáveis e nutritivos e prepare um menu variado e prático para que seja fácil pôr em prática!



3º Passo: Abra as janelas, deixe o ar circular

Agora que o frio está a ir embora, abra as janelas de sua casa!

Durante o Inverno mantemos as janelas e cortinados fechados, por causa das condições climatéricas, mas nesta altura é importante arejar e deixar o sol entrar em casa.

Aproveite esta altura do ano para limpar e arranjar as janelas e cortinados e abra-se ao mundo.

4º Passo: Avalie os objetos que tem em casa e livre-se daqueles que já não usa

Ao longo do tempo é natural que comece a acumular alguns objetos em casa que já não usa, mas tem pena de mandar embora.

Acabe com esse pensamento! Faça uma revisão aos objetos que tem guardados em casa e livre-se do que já não usa. Esses itens só estão a ocupar espaço nos armários, que poderia estar a ser utilizado para aquilo que, neste momento, é realmente útil.

Talvez possa aproveitar esta intervenção na sua casa e repensar na decoração do seu espaço e fazer algumas adaptações ou mudar completamente o estilo da sua decoração.



Dica: Deite fora o que estiver estragado ou inutilizado, mas aproveite o que ainda está bom para vender ou doar a instituições de solidariedade social.

5º Passo: Faça uma limpeza geral à casa

A limpeza é muito importante neste processo! Para além de investir na reorganização dos espaços, garanta que tudo está limpo e pronto para mais uma temporada de tempo quente.

Dica: Faça uma limpeza a fundo em toda a casa, não esquecendo de limpar e lavar os tapetes e cortinas que tanto nos confortaram no Inverno.

Siga estes 5 passos simples e comece hoje mesmo a fazer a Limpeza de Primavera em sua casa! Descarregue gratuitamente a nossa Checklist Limpezas de Primavera

E lembre-se, organizar é como fazer exercício físico, porque:

  1. Queima calorias,

  2. Reduz o stress,

  3. Faz-nos sentir bem, no final.


 

Sobre a autora:



A Susete Lourenço é certificada em organização profissional, pela International Association of Professions Career College.

É a primeira Professional Member em Portugal, da conceituada NAPO – National Association of Productivity & Organizing com o certificado de Live Transitions.

É licenciada em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade Aberta e foi, durante 17 anos, responsável pela Biblioteca e Arquivo da CMVM – Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, e durante 7 anos, responsável pelo Centro de Documentação da Bolsa de Valores de Lisboa.

Publica artigos sobre organização e produtividade em revistas especializadas e é autora do livro “Casa Organizada, Vida Feliz”, um guia prático de sugestões e conselhos para transformar a casa e fazer face aos momentos de transição na vida, como o luto ou o divórcio.

É a fundadora da Home Optimizer, onde trabalha como Consultora de Organização e Produtividade.


Website: https://homeoptimizer.pt/

Instagram: https://www.instagram.com/homeoptimizerpt/

Email: info@homeoptimizer.pt



Siga-nos:

https://www.facebook.com/tracolivredesign/

https://www.instagram.com/tracolivredesign/

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo